domingo, 5 de dezembro de 2010

Pedido de socorro!

MEU CRESCIMENTO E O AMBIENTE EM AGONIA!




Quando criança andava por caminhos sinuosos,cercados pelas matas,

Onde viviam inúmeros animais silvestres que cruzavam os caminhos á todos os momentos. Pássaros como o bem ti vi,sabiá,guaxo,melro,tico-tico,curió,canário,andorinhas,almas de gato,tucano,anu,jacu e muitos outros faziam seus ninhos em enormes árvores centenárias.O ribeirão de águas claras e límpidas abrigavam lambaris,bagres,traíras que ao amanhecer aqueciam ao sol nas partes mais rasas,nas pedras e eram caçadas por mim nas manhãs frias de um rigoroso inverno.

As casas de pau a pique,cobertas de sapé,cercadas

Por frondosos arvoredos,como se estivessem escondendo dos homens,no seio da mata.As cercas de bambu verde e amarelo,como a dizer que eram brasileiros,amarrados com cipó,que quando velhos e apodrecidos,voltavam a natureza cumprindo assim o seu ciclo.

Mas ,cresci,os tempos mudaram e vi tudo isso ser destruído.Vieram os enormes tratores rasgando as entranhas da terra,dilacerando os morros,ferindo os barrancos com suas afiadas laminas,derrubando árvores. E as matas sendo destruídas por machados e motos serras.

As árvores transformadas em carvão para a transformação poluente do minério de ferro ,em aço.A fumaça dos fornos intoxicavam os pássaros que desapareciam para sempre.As cabanas foram substituídas por casas de laje.As cercas de madeira,por arame farpado e mourões de concreto,no ribeirão de águas claras e límpidas,onde se viam os cardumes de peixe que bailavam em um maravilhoso balé agora são só sacos plásticos,latas ,garrafas boiando em sua s águas escuras e nem mais vidas há por lá.

Enquanto eu crescia ,me tornando um ser adulto,a natureza era ceifada dia a dia,pelos meus semelhantes.

Hoje este meio ambiente desesperado grita por socorro.Mas nós ,os homens,seres que se dizem racionais,quase nada fazemos.

Por favor ouçam o choro ,vejam as lágrimas que a natureza derrama por nós..

Luiz

Nenhum comentário:

Postar um comentário