sábado, 12 de maio de 2012

Preservação ambiental!


Brasileiros estão mais preocupados com a preservação do meio ambiente




Desmatamento apareceu como problema mais grave enfrentado atualmente e que deve ser visto como prioridade no país
07 de Maio de 2012
Uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope), a pedido da Confederação Nacional da Indústria (CNI), mostrou que os brasileiros estão mais preocupados com o meio ambiente. Segundo os pesquisadores, que ouviram mais de dois mil entrevistados com 16 anos ou mais, o índice de pessoas preocupadas com o assunto passou de 80%, em 2010, para 94%, em 2011.

De acordo com a pesquisa, o desmatamento apareceu em primeiro lugar na lista de problemas mais graves, seguido pela poluição das águas e mudanças climáticas. Mais da metade dos entrevistados defendem que o desmatamento da Amazônia seja a prioridade do Brasil entre as questões relativas ao meio ambiente.

Quando questionados sobre os responsáveis pelo aquecimento global, 38% dos entrevistados apontaram a indústria; mais de 20% elegeram o cidadão como o grande vilão ambiental; restando apenas 18% que escolheram os governos para a maior parcela de responsabilidade.

Ainda conforme com a pesquisa, é visível o aumento da consciência do cidadão comum quando se trata de hábitos em prol do meio ambiente. 71% dos entrevistados disseram evitar o desperdício de água e quase 60% garantem economizar energia. A maioria dos brasileiros também disse estar disposta a pagar mais caro por produtos ambientalmente corretos, mas "apenas 18% efetivamente modificam seu consumo em prol do meio ambiente".

A formação de cidadãos envolvidos com as questões ambientais tende a crescer. É preciso orientar a população por meio de programas educativos que levem informação de qualidade acerca de descarte correto de lixos, reciclagem e preservação do meio ambiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário