sábado, 5 de maio de 2012

Prevenção de Incêndio!


Notícias

Estratégias de prevenção e combate a incêndios florestais visam mudar quadro de devastação em Minas
Plano lançado pelo Governo objetiva reduzir drasticamente os danos causados
03 de Maio de 2012Foto Projeto
Na manhã de ontem (02), na Cidade Administrativa, foi lançado o Plano de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais de 2012 pelo Governo de Minas Gerais. Com o auditório cheio, o Secretário de Estado de Meio Ambiente,  Adriano Magalhães, anunciou que os recursos destinados ao mesmo passarão de quatro para R$ 24 milhões, que serão aplicados em manutenção de aeronaves, treinamentos, educação ambiental, pagamento a brigadistas e comunicação.

Magalhães ressaltou a importância da ação da sociedade civil organizada através de suas brigadas voluntárias e das empresas conveniadas, que deverão investir em torno de R$ 9 milhões em ações de combate. A participação conjunta com a Semad do Corpo de Bombeiros, PMMG/Polícia Militar de Meio Ambiente e Polícia Civil foi destacada em sua fala e ele declarou-se otimista quanto aos resultados daqui para frente.

Investigação e punição foi destaque na fala do Governador do Estado de Minas Gerais Antônio Augusto Anastasia. Iniciando seu pronunciamento, ele lembrou que os incêndios só trazem malefícios à sociedade e, portanto, devem ser combatidos de todas as formas, e que os responsáveis têm de ser punidos, pois, mesmo quando não há intenção, a culpa existe porque as consequencias são as mesmas que resultam de incêndios intencionais.

Em 2011, diante da quantidade de incêndios e consequentes danos em Minas, o que colocou o Estado entre os primeiros lugares do país, Anastasia declarou publicamente que o governo tomaria providências para que o fato não se repetisse. Demonstrando conhecimento do assunto, lembrou que, provavelmente, em 2012, a quantidade de incêndios ainda será muito grande, mas que seus danos serão muito menores uma vez que serão combatidos no início.

Para Dalce Ricas, superintendente executiva da Amda, que representou a Frente Mineira pela Biodiversidade (FMBio) na cerimônia, a reação do governo foi positiva e deverá fazer diferença este ano. Porém, ao mesmo tempo, ela manifesta preocupação quanto ao envolvimento de algumas instituições como DER e Dnit, pois grande parte dos incêndios iniciam-se em margens de rodovias e, para diminuir sua incidência e danos, é fundamental a retirada do capim alto e seco que se transforma em verdadeiro combustível em época de seca.

Dalce lembra também que criação extensiva de cavalos e gado bovino pode ser considerada como uma das maiores causas dos incêndios, mas  Emater e IMA nem foram citados no Plano. "O secretário citou, por exemplo, que a unidade de conservação Veredas do Acari é uma das mais atingidas pelo fogo, e isto acontece por causa de gado. Os incêndios são a maior ameaça à Serra do Espinhaço e, em sua esmagadora maioria, são ateados para forçar rebrota do capim. É uma atividade cem por cento insustentável e que tem de ser combatida com fiscalização severa, punição e alternativas econômicas quando for o caso. E, no que se refere ao DER e Dnit, se continuarem a agir como se nada tivessem a ver com o assunto, os objetivos do Plano poderão ser muito prejudicados também", alerta a superintendente da entidade.

Como exemplo, cita-se o incêndio que destruiu a maior parte da vegetação do Parque da Serra do Rola Moça e extensas áreas de seu entorno, iniciado às margens da BR-040, em 16 de novembro de 2011, propagando-se rapidamente devido ao capim marginal. A demora no combate e o tempo seco permitiram que se tornasse imbatível e os danos ambientais foram gravíssimos e de longa duração. Através do Boletim de Ocorrência elaborado pelo Corpo de Bombeiros, a Amda pretende levar a questão ao Ministério Público Federal e ingressar com ação civil pública responsabilizando o Dnit pelos danos causados à fauna, flora e solo.

A superintendente da entidade destaca como importante diferencial no combate aos incêndios a formação de brigadas profissionais por empresas, citando como exemplos as da Gerdau Açominas, Ferrous Resource, Usiminas Mineração, Vale e Anglo American. Os resultados alcançados pelas mesmas têm colaborado grandemente para a existência de uma atuação mais eficaz no estado, reforçando a idéia de que é preciso que todos os setores da sociedade se engajem na luta contra as queimadas. A brigada Amda/Gerdau, por exemplo, no mês passado, já combateu incêndio florestal no Parque do Rola Moça, unidade de conservação que teve cerca de 90% se sua área queimada no ano passado. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário