segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

MEU CRECCIMENTO E O MEIO AMBIENTE EM AGONIA


                                      MEU CRECCIMENTO E O MEIO AMBIENTE EM AGONIA

Quando criança andava por caminhos estreitos,cercados pelas matas,
Onde viviam animais silvestres que atravessavam os caminhos a todo momento.
Pássaros como o bem te vi,sabiá,guaxo,melro,tico-tico,curió,canaário,andorinha,tucano,pica-pau e outros faziam seus ninhos em árvores enormes e centenárias.
O ribeirão de águas claras e límpidas,abrigavam lambaris,bagres,mandis,traíras eram caçadas, ,com pedras e foices enquanto tomavam sol,nas pedras,em manhãs frias de inverno.
As casas de pau a pique ,cobertas por sapé e cercadas por frondosos arvoredos,como se estivessem se escondendo dos homens,no seio da mata.As cercas de bambu verde e amarelo ,como a dizer que eram brasileiros ,amarrados com cipó,que quando velhos e apodrecidos voltavam a natureza cumprindo um ciclo.
Mas eu cresci e os tempos mudaram  e vi tudo isto ser destruído .Vieram os tratores rasgando as entranhas da terra ,dilacerando os morros,ferindo os barrancos com sua laminas afiadas
As matas sendo cortadas por machados e moto serra .
As árvores transformadas em carvão.A fumaça dos fornos  intoxicavam os pássaros que desapareciam para sempre .As cabanas foram substituídos por casas de laje.As cercas de madeira por arame farpado e mourões de concreto.O ribeirão de águas límpidas onde s e viam os peixes que nadavam livremente,agora são só sacos de plásticos,garrafas pet,e outros lixos boiando nas águas escuras,nem mais vidas há por lá.
Enquanto eu crescia me transformando em um ser humano adulto,a natureza era ceifada dia a dia ,minuto a minuto,pelos meus semelhantes.
Hoje este meio ambiente desesperado grita por socorro.Mas os homens,seres que se dizem racionais nada fazem além de destruir cada dia mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário